Blog Oxigênio / Dicas de cinema e séries

O que podemos aprender com o filme “Um Senhor Estagiário”?

05/06/2020

O filme “Um Senhor Estagiário”, estrelado por Anne Hathaway e Robert De Niro. Com roteiro e direção de Nancy Meyers, a comédia com toques de drama é inspiradora principalmente para as mulheres na liderança.

De Niro vive Ben, um executivo aposentado e viúvo de cerca de 70 anos. Ele se sente desmotivado e entediado e, por isso, resolve fazer algo com toda essa energia e disposição. É nesse contexto que, em busca de um propósito de vida, ele descobre um programa de estágio voltado para a terceira idade.

Ben, então, começa a estagiar na startup online fundada por Jules, interpretada por Anne Hathaway. Jovem esposa e mãe, ela está totalmente dedicada à sua nova empresa, que está crescendo com bastante rapidez.

Esse sucesso todo faz com que os investidores da startup questionem a capacidade de Jules de comandar o negócio — eles acreditam que a falta de experiência dela possa comprometer o potencial e o sucesso da empresa. Com isso, Jules começa a duvidar de si mesma não apenas no âmbito profissional, mas também enquanto esposa e mãe.

Diante desses obstáculos, Ben mostra-se um grande aliado para Jules. Ben fascina-se pela determinação e pela capacidade dela e, por isso, tenta motivá-la a não deixar que a startup vá parar nas mãos dos investidores.

“Um Senhor Estagiário” aborda, assim, a relevante questão das mulheres na liderança, discutindo também a importância da convivência entre gerações, da empatia e de trabalharmos com pessoas que nos inspirem e nos motivem a ir cada vez mais longe. Veja, agora, quais são as lições que você pode levar do filme para a sua vida!

Seja autêntico

Os investidores duvidavam da capacidade de Jules porque ela não se encaixava na visão que tinham de alguém capaz de comandar uma empresa em crescimento. Enquanto isso, a personalidade de Ben era considerada por muitos como sendo careta ou antiquada. Outro fator é a honestidade do personagem que assustava muitas pessoas.

Entretanto, é admirável o fato de que Ben manteve-se autêntico e verdadeiro, sem jamais se tornar desrespeitoso ou mal educado. Com isso, o longa mostra como a honestidade é fundamental, mas que ela não deve ser usada como desculpa para ferir ou magoar as pessoas.

A autenticidade e o respeito ao outro são características fundamentais no mundo corporativo, ainda que muitos prefiram lidar com quem se encaixa em suas ideias preconcebidas. Quando você é você mesmo, consegue deixar sua marca em seu trabalho.

Permaneça calmo

Jules chega perto de se desesperar e ceder o controle de sua startup aos investidores, mas o apoio e a confiança de Ben fazem com que ela permaneça calma e bole maneiras de manter a liderança sobre a empresa.

Perder a calma leva apenas à raiva, ao estresse e à confusão, fazendo com que você perca a razão e tome atitudes caóticas e impulsivas. Ou seja, não ajuda em nada, não é? Quem consegue manter a calma, mesmo diante de imprevistos, desapontamentos e situações complicadas, obtém maior êxito.

Além disso, muitas vezes, manter-se calmo exige coragem. É por meio de comportamentos como esse que você demonstra sua verdadeira face como líder. Portanto, mesmo quando as pessoas à sua volta perderem a calma e a paciência, mantenha a sua compostura.

Seja generoso

Quando comparamos o líder de hoje à figura do superior no passado — que era mais um chefe do que um verdadeiro líder —, percebemos que um dos pontos que mais evoluíram foi a maneira com que ele trata e valoriza os colaboradores sob seu comando. Atualmente, isso acontece de uma forma muito mais humanizada do que era o comum.

Nesse novo contexto, a generosidade é um traço fundamental para quem quer ser um líder diferenciado, humano e capaz de motivar sua equipe a ir cada vez mais longe. Essa qualidade deve ser praticada especialmente nos momentos difíceis, quando as pessoas mostram quem realmente são.

Também é fundamental ser generoso com si mesmo. Diante de desafios e obstáculos, não se esqueça do que você já conquistou e de todas as coisas boas que já fez na sua vida pessoal e profissional — isso dará forças para continuar e para conquistar ainda mais. Foi isso que manteve Jules firme na certeza de que, embora não tivesse tanta experiência, ela era a pessoa certa para comandar sua startup.

Em “Um Senhor Estagiário”, Ben pratica a generosidade especialmente ao lembrar Jules de que o crédito das suas conquistas é todo dela, e não dele. Na visão do personagem, o que ele fez foi reinterpretar as ações dela e, a partir daí, guiá-la e apoiá-la. Afinal, ser generoso também envolve valorizar e respeitar o sucesso do outro.

Valorize as pessoas

Ben exerce uma influência tão positiva na vida e na carreira de Jules porque ele se dedicou a observá-la não apenas como superiora, mas também como pessoa. Por isso, nos momentos em que ela precisou de ajuda com seus dilemas familiares, com seus medos e sonhos, ele foi capaz de ajudá-la.

Enquanto isso, Jules conseguiu salvar seu casamento em crise e perdoar o marido após uma traição por aprender que, para que sua família não fique de lado enquanto ela cresce enquanto profissional, a comunicação é fundamental.

Especialmente no contexto das mulheres na liderança, muito se fala sobre a necessidade de conciliar família, casa e trabalho com sucesso. A verdade é que o importante é que a família respeite e compreenda os objetivos dela para que, assim, ela possa dedicar-se aos dois âmbitos de sua vida sem prejudicar um ou outro.

Tudo isso parte da necessidade de valorizar as pessoas e de trabalhar a empatia. Quando entendemos o que o outro quer, precisa ou teme, nos tornamos capazes de oferecer ajuda, aconselhamento ou apenas um ombro amigo. Tanto na vida pessoal quanto na profissional, isso é muito importante para formar laços e parcerias verdadeiras.

Viu só? “Um Senhor Estagiário” tem muito a ensinar sobre o que significa ser líder e tratar colegas, superiores e funcionários de forma humanizada, especialmente para as mulheres na liderança. Com isso, a empresa e o time crescem em longo prazo.

Quer desenvolver todas as suas habilidades como Ben? Conheça mais dos benefícios da nossa formação internacional em coaching e como ela pode contribuir para melhorar a sua gestão pessoal e na de outras pessoas: https://bit.ly/imcoachingimc

 

Texto originalmente publicado em: https://www.eadlaureate.com.br/ondefor/o-que-podemos-aprender-com-o-filme-um-senhor-estagiario/

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×