BLOG / Artigo

O profissional imbatível: Profissão Mãe!

09/05/2019

Conciliar os vários papéis que desempenhamos na vida, é um grande desafio. Mas acredito que são as mulheres em geral, que se deparam com um grande dilema.  Como conciliar a carreira e os filhos ou como fazer isto dar certo?

 

Mindset de boa "MÃE":
Existe uma ideia errada, da personificação do que é ser uma boa mãe, ou seja, para ganhar o certificado você precisa estar disponível 24 horas por dia, estar acessível 7 dias por semana e lidar com a multidisciplinariedade dos vários papéis que exerce sendo mãe, educadora, conselheira, amiga e ainda estar 100% comprometida nas necessidades de seus filhos. Em outras palavras, o tipo de perfil profissional que toda a empresa quer, o multitarefa.

Pensado por muitas pessoas, é até normal que as mulheres tenham criado este mindset, de que a boa mãe precise ter 100% de dedicação e empenho para realizar com maestria todos estes papéis e deixe para apenas quando tiver tempo, o papel de dona de casa e esposa. E a carreira então deixar para ser pensado depois. Embora a definição de perfeição do cargo "mãe" seja algo importante e este conceito não esteja totalmente errado.

 

Mindset de "MÃE" de crescimento:

A questão é que, podemos ressignificar isto e começar a pensar também em outras ideias do "ser mãe" e fazer desta mentalidade um mindset, que não nos faça carregar nenhuma culpa.

O que acontece é que, as mães exigem o melhor de si sempre, em qualquer momento. Perfeição e dedicação são as suas palavras de ordem, pelo motivo que nenhuma mãe, quer desapontar seus filhos. Entretanto a dedicação é uma das maiores sugadoras de tempo e nunca haverão horas suficientes no seu dia, para ser perfeita em todos os momentos. Errar é humano e reconhecer isso é sábio, buscar melhorar é primordial. Quanto mais aceitarmos este fato, mais saudáveis ​​e felizes poderemos ser em nossas vidas.

É claro que, as mulheres precisam ter orgulho de serem mães e dedicarem, muito do seu tempo, amor e carinho para, com seus filhos. Mas também precisam se reinventar em seus vários papéis, se organizando em suas prioridades, sem esquecer da execução. Acreditar que ser uma ótima mulher e profissional, também são exemplos extraordinários para seus filhos.  

Sem falar dos momentos que precisam ter com a carreira, amigos, família, marido... E ir perdendo a crença limitante da boa mãe perfeita. Não pense que isto é direcionado apenas as mamães de filhos pequenos, já que existem muitas mulheres que tiveram essa mentalidade com filhos em qualquer idade.

 

3 dicas de mudanças do mindset para as mães:

1. Desistir da perfeição:

Libertar-se desta noção que exige um desempenho excepcional e encontrar maneiras de ser bem-sucedida em seus próprios termos é a chave para se sentir confiante em suas decisões. Porque ser mãe é um instinto de proteção marcado pelo amor incondicional, generoso e sem limites que toda mulher sente por um filho.

2. Manter-se conectada:

Muitas mães não se permitem se desligar do filho e acabam se afastando de tudo aquilo que faziam antes, porém todas as mães devem aproveitar para continuar se atualizando, estudando, lendo e interagindo, com pessoas dos seus vários círculos sociais. Já que ser mãe é ter um vínculo para sempre de proteção e cuidado com seus filhos.

3. Organizar sua vida:

Mães são multitarefas como um dom, mas dedicar toda atenção e tempo ao filho, pode ser um problema, pense em dar mais independência, não dependência. Pois o fato é que, mães sempre serão o maior exemplo que qualquer filho pode ter.

Pois amor, carinho, cuidado, atenção e tantas outras coisas são sinônimos de mãe, mas não esqueça de ter um tempo para você, conte com aqueles que mais ama para te ajudar, aprenda com seus erros, liberte-se para tentar e PERMITA-SE um momento de reflexão e novas descobertas na sua vida, conheça mais sobre um dos nossos melhores treinamentos que englobam tudo isto:

LOCUS TRAINING

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×