Blog Oxigênio / Artigo

Descubra como a PNL pode te ajudar a superar seus medos.

10/07/2020

O medo é uma das nossas principais reações fisiológicas e emocionais, faz com que nosso organismo se prepare, colocando-nos em um estado de alerta ou de defesa, por situações que nós mesmos criamos, sejam elas reais ou imaginárias. 
Entretanto o medo também pode gerar intenções positivas, como cautela, proteção ou percepção ao perigo, por isto em algumas vezes, podemos nos apegar aos nossos medos.

E de forma inconsciente sabotarmos nossa mente, fazendo com que nossos comportamentos e ações também sejam sabotados.

Neste contexto é que a PNL entra, sendo uma das metodologias que pode ajudar a estudar como a nossa mente funciona, para construir crenças, pensamentos e emoções, tais emoções, como o medo. Buscando mais a fundo em nossas memórias e lembranças, em que situações o medo, começou a nos atrapalhar.

Mas como a PNL pode ajudar?

Agora que sabemos quais as reações que o medo pode causar, através da PNL, precisamos identificar em que situações nosso corpo entra neste estado emocional, para que possamos reconhecer as causas e consequências de estar sentindo essa emoção. Pois, ás vezes, livrar-se deste comportamento pode ter resultados negativos ou positivos. Depois de reconhecê-lo, é preciso entender esta emoção como um mecanismo de proteção ou “companheiro de viagem” para começarmos a superá-lo e inverter as causas e consequências, que podem dificultar nosso dia-a-dia.

Aprenda 3 dicas simples de PNL para ajudar a controlar seu medo:

 Quando sentir medo, tente encontrar o gatilho que te leva a despertar este estado e o reconstrua em uma forma, dando-lhe um tamanho, e mentalmente comece a diminuí-lo;

 Imagine pessoas que você tem apreço e ao sentir medo, mentalmente as imagine falando palavras de apoio, de conforto, de força, de ajuda. Foque nas palavras que estão tendo melhores resultados ao ouví-las;

 Adicione um recurso para tentar combater o seu medo, como tranquilidade, segurança, amor ou outra emoção e ao combatê-lo, mentalmente imagine-se sentido estas emoções.

Não é mágica, o segredo é nos libertarmos, na medida do possível destes bloqueios inconscientes, que são como travas e nos impedem de progredir. Com as técnicas certas da PNL e com a prática e repetição, medos como: Falar em público, Altura, Lugares fechados, Escuro, Tempestade, Dirigir, Animais, Insetos e tantos outros, virarão pó.

É impossível se livrar do medo, mas é possível utiliza-lo de forma positiva ao nosso favor, como aprender melhor o método ou ainda poder ajudar outras pessoas?

Faça parte das nossas turmas em:

- Passo Fundo/RS;

- Belo Horizonte/MG;

- Teresópolis/RJ;

- Itapema/SC.

 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×