BLOG / Artigo

VENÇA SUAS LIMITAÇÕES E MUDE SUA HISTÓRIA!

27/02/2019

Quem já teve a oportunidade de assistir, pessoalmente, a um show de balonismo? Ou mesmo pela televisão? Aposto que muitos já se encantaram por esse espetáculo maravilhoso e extremamente belo, cercado de cores e encanto.

 

Muitas vezes, em meio a tantos balões, alguns, podemos observar, não estão alcançando uma altura igual aos outros, teimam em permanecer baixos, até que alguém grita, "olha, você está com muito peso, jogue alguns pesos fora que conseguirá voar mais alto". Então, o condutor do balão se livra do excesso de peso e começa a sua ascendência, alcançando novos patamares, voando em grande altitude.

Você já parou para pensar que nós somos como um balão? Pode parecer meio incoerente o que estou falando, soando meio estranho, mas reafirmo, nós somos como balões! Constantemente somos instigados a voar mais alto, crescer profissionalmente, crescer como pessoas, crescer nossa fé em Deus e na humanidade.

Mas o que nos impede de, assim como os balões, atingirmos grandes altitudes em nossa vida? A resposta é simples - são nossas crenças limitadoras.

Mas o que é isto, você deve estar se perguntando? São comportamentos, pensamentos negativos, ações que de alguma maneira, direta ou indireta atrapalham nosso crescimento, nosso desenvolvimento.

São os pesos que nos prendem ao chão e nos impedem de alçarmos voos mais altos. Então, meus amigos, sinto lhes informar, mas vocês estão se auto-sabotando.

Identifique quais são seus comportamentos sabotadores, seus pensamentos negativos, seus pesos que os prendem ao chão e livre-se deles, literalmente, livre-se de tudo que te impeça de ser um profissional de excelência, de ser o melhor ser humano que você consiga ser, de ser a sua melhor versão.

Já se perguntou, porque dentro da mesma empresa, com as mesmas condições, umas pessoas conseguem se destacar e outras não?

Seus parceiros se questionam "o que essa pessoa tem que eu não tenho? Por que ele se dá tão bem?"Pessoas com seus pensamentos limitantes irão achar os pretextos - Há, é porque ele está aqui a muito mais tempo que eu. Ele tem carisma e eu não consigo ser assim, por mais que eu queira. Fulano é puxa saco do chefe, por isso ele consegue. Blá, blá, blá, blá. É mais fácil arrumar desculpas para seu fracasso do que explicação para o sucesso dos outros.

O que faz com que uma pessoa alcance o desejado sucesso, não está nos seus pontos fortes propriamente dito, mas claro que ter seus pontos fortes ajuda, mas os levará somente até um limite. O que definirá realmente a sua capacidade de alçar altos voos é a sua capacidade de identificar e neutralizar seus pontos limitadores.

Podemos dividir essas limitações em três níveis:

LIMITAÇÕES INCONSCIENTES: Não traz impacto considerável em seu dia a dia, a menos que interfira em um trabalho específico ou papel, por ex. Ser baixo ou alto, senso estético;

LIMITAÇÕES DELEGÁVEIS: São potencialmente graves, mas deixam de sê-los se outra pessoa resolver, ex. Pouco conhecimento em informática (contrate um técnico ou alguém da área de TI), falta de aptidão para limpeza doméstica (contrate uma secretária do lar);

LIMITAÇÕES INTRANSFERÍVEIS: Possuem grande impacto na sua vida e incluem comportamentos como baixa autoestima, baixa autoconfiança, pouco autocontrole e outros problemas que só você pode mudar. Identifique-os e elimine-os e isso lhe trará maiores benefícios. Infelizmente muitas pessoas, mesmo sabendo quais são suas limitações, não querem abrir mão delas.

Em uma história de caça na África, caçadores capturavam macacos com uma armadilha simples. Abriam um buraco em um coco, pequeno suficiente para que o macaco colocasse sua mão lá dentro.

Então colocavam um pedaço de laranja. Ao colocar sua mão e apanhar a laranja, o buraco não era grande o suficiente para que ele conseguisse tirar a fruta de lá, e mesmo vendo o perigo que o cerca, ele não abre mão de seu alimento para ganhar a liberdade e acaba sendo apanhado com facilidade.

Moral da história, muitos de nós vivemos agarrados as nossas limitações com tanta força, que é mais fácil viver com ela e ter uma vida de frustrações e de questionamentos.

 

E se eu tivesse superado essas fraquezas? E se? E se?...

Liberte-se. Encare suas limitações, elimine-as, não escolha uma vida de negação em detrimento da liberdade que os espera e a grandes voos que você pode alçar cada vez mais altos.

Deixe de se sabotar, LIBERTE-SE da ancora que te deixa atracado, liberte-se dos pesos que te impedem de subir e viva uma vida plena.

Por Júnior Alves.

 

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×