Blog Oxigênio / Artigo

Maternidade e Carreira

06/05/2022

Maternidade ou carreira? Na verdade, esta escolha não deveria estar presente. Quando a licença maternidade termina, muitas vezes somos questionadas qual caminho seguir: continuar com a carreira ou dar uma pausa.

Em relação ao meu caso, nunca foi uma opção dar uma pausa na carreira, pois assim como amo ser mãe e exercer a maternidade, também é um privilégio viver a minha carreira e exercer minha profissão. Atualmente, sinto-me grata por poder conciliar os dois, mas sei que nem sempre é fácil.

A maternidade é um momento marcante na vida de uma mulher e a escolha em continuar ou pausar a carreira também é. Há 8 anos exercendo a maternidade em conciliação à carreira, percebo que dar continuidade ou fazer uma pausa, não é o ponto de partida e sim de atuação e aceitação, ou seja, entender qual é o seu momento, pois desde que você mãe ache a sua medida, maternidade é isso, é encontrar o seu ponto de equilíbrio, seja trabalhando fora, seja em casa, seja exercendo ambos.

Estar no mercado de trabalho e exercer a maternidade é um caminho desafiador e, muitas vezes, cansativa a conciliação. Por momentos nos sentimos culpadas pelo pouco tempo dedicado aos filhos, mas hoje compreendo que não é o número de horas que passamos juntos e sim a qualidade do tempo investido na relação entre mães e filhos.

Hoje, para quem está lendo este conteúdo, quero contribuir com algumas dicas de como conciliar a maternidade e a carreira, para que haja leveza e prazer nas duas atividades:

  •         Desenhe sua rotina;
  •         Respeite o seu tempo, procure um horário para descansar;
  •         Não tenha receio de assumir que precisa de ajuda;
  •         Deixe seu filho(a) tornar-se mais independente de você, isso é bom para ele e para você;
  •         Não se culpe e não se desmotive, saber lidar com as emoções (culpa) é um diferencial.

Conciliar a maternidade e a carreira continua sendo um desafio para as mulheres, mas através de um bom planejamento, uma rede de apoio e o cuidado com as nossas emoções, este processo torna-se mais leve e, por fim, você conseguirá harmonizar a vida pessoal e a profissional.

É fato! Não existe uma receita pronta para conciliar a maternidade e a carreira, mas há como encontrar a sua medida para o processo e descobrir suas habilidades e seu propósito profissional conciliando os dois. E você sabe qual é a sua medida de maternidade e carreira?

 

Vanessa Pinheiro

Mentora de Carreira, Organizacional e Desenvolvimento Humano

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×