Blog Oxigênio / Artigo

Transição de carreira: dicas para fazer sua transição

10/02/2022

Em um primeiro momento, a transição de carreira pode parecer algo complicado, mas se tiver um planejamento adequado as chances de você ter sucesso em sua transição serão maiores e produtivas.

A transição de carreira pode ocorrer por vários fatores, entre eles: fatores pessoais; insatisfação salarial; ausência de oportunidades de crescimento profissional ou, ainda, pela busca de satisfação profissional, ou seja, encontrar um propósito, algo que faça seus olhos brilharem e que ao mesmo tempo faça sentido para você.

Não existe melhor momento ou idade, quando falamos em transição de carreira, ela pode ocorrer em qualquer etapa de sua vida, sendo que, geralmente, ocorre quando estamos descontentes com nossa carreira por motivos já descritos, dentre outros. Dentro do processo de transição é preciso reencontrar-se, entender qual a área e nicho de mercado que deseja atuar, e, por fim, qual o propósito profissional que seguirá no movimento de transição.

Antes de iniciar qualquer processo de transição profissional é preciso ficar atento a algumas dicas, que são fundamentais para que tudo ocorra de forma leve, planejada e que gere o resultado esperado, para que você não se frustre com a transição, entre elas:

O autoconhecimento

É preciso saber qual o seu perfil comportamental, como é a forma de aprendizado e obter autoconhecimento, ainda, reconhecer quais suas habilidades, competências e pontos de melhoria.

Ponto de atenção: Liste o que você quer e o que não quer para sua carreira

Entender o que você deseja para sua carreira profissional e o que você deseja deixar para trás é muito importante neste processo, assim ficará mais fácil visualizar que caminho seguirá de forma segura.

Âncora de carreira

Vejo a âncora de carreira como uma das principais ferramentas, quando falamos em transição de carreira, essa dica vai ajudar você a entender quais são as âncoras que movem a sua carreira, pois através desta ferramenta é possível identificar as características profissionais e os principais motivadores de sua carreira.

Planejamento

Esta dica é uma indispensável, a qual preso muito quando se trata de transição de carreira, pois é necessário ter planejamento para que você possa fazer uma transição de carreira de forma segura e planejada, fator que facilita executar os passos, estabelecer metas e resultados, porém é imprescindível que o planejamento seja feito com metas atingíveis e reais.

Mapeamento de mercado

Faça um estudo sobre a função que você deseja migrar, estude as empresas e o mercado para você entender e visualizar se é o caminho que realmente quer seguir, converse com profissionais que já estão trabalhando na área almejada, isso lhe ajudará a ter mais certeza e segurança no percurso.

Tenha um mentor

O mentor de carreira tem um papel muito importante em uma transição de carreira, ele ajudará neste processo de transição de forma segura trazendo resultados de forma ágil, pois ele já passou por esse processo e vai conseguir guiar você de forma assertiva e planejada. Fazer uma transição de carreira não é algo fácil, mas com o suporte de um mentor e um bom planejamento é possível passar pelo processo com mais leveza, com assertividade e segurança frente as decisões a tomar. Quando falamos em transição de carreira é preciso encarrar com seriedade e transparência o processo para que não haja frustrações no futuro, então trabalhe o seu presente e cuide de sua carreira para colher os frutos no futuro.

 

Vanessa Pinheiro

Mentora de Carreira, Organizacional e Desenvolvimento Humano

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×