Blog Oxigênio / Artigo

Principais tendências para o RH em 2022

23/11/2021

Com o avanço da tecnologia e da inovação, o setor de Recursos Humanos vem mudando constantemente, e novas tendências vêm surgindo. Uma delas – que eu diria ser a principal – é o posicionamento do RH não apenas como uma função ou um setor, mas também como um agente de negócio, participando ativamente de reuniões estratégicas das organizações como um gestor de transformação.

Outra tendência que “vem com tudo” é o melhoramento nos processos e nas ferramentas utilizadas pelo RH para ter mais agilidade nos processos em que a gestão passa a ser menos manual e terá mais auxílio de sistemas. Outro ponto importante é o uso de gamificação e jogos para manter os colaboradores engajados. Os jogos corporativos, além de aumentar o engajamento, são mais interativos e, além de facilitar o aprendizado, ajudam a desenvolver a criatividade, a autonomia e as resoluções de problemas.


Com a potencialização do uso da inteligência artificial nas organizações, os processos de recrutamento e seleção estão mais ágeis, o RH fica conectado com a transformação digital e, por consequência, o ambiente de trabalho transforma-se com mais agilidade e menos burocracia. A tomada de decisão ficará mais ágil com o uso de tecnologia na apuração de indicadores e uso de dados.


A cultura de inovação é outra tendência que veio para ficar para quem atua em RH. Dessa forma, otimizam-se recursos e aperfeiçoam-se resultados, dando espaço para novas ideias, incentivando a criatividade. Isso porque uma cultura de inovação bem estruturada dentro da organização pode e deve possibilitar novos processos internos e externos dentro da empresa.


Outro ponto importante nas tendências para o RH é a jornada do colaborador que também vem sendo ainda mais potencializada dentro do setor. O foco está na experiência do colaborador enquanto parceiro de negócio para que seja a melhor possível do início ao fim, ou seja, desde a sua entrada na empresa até o seu desligamento.


A pandemia mudou muitos processos, acelerando a transformação digital não só no RH, mas também na organização como um todo. No entanto, o que não podemos deixar de ter com todos os processos e as novidades que estão vindo e ainda virão é o foco nas pessoas, pois empresas são feitas de pessoas, são elas que nos ajudam a gerar
e trazer resultados para a empresa. Portanto, precisamos cuidar e dar suporte para que todos, juntos, alcancem seus objetivos pessoais e profissionais.

 

Vanessa Pinheiro

Especialista em Mentoria Organizacional, Carreira e Desenvolvimento Humano

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×