Blog Oxigênio / Artigo

Procrastinação

10/08/2021

O que é procrastinação? 

O que a gente acha que é: Deixar para amanhã o que podemos fazer hoje; deixar tudo para depois o que se pode fazer agora; deixar de resolver problemas e de tomar decisões que deveriam ser tomadas hoje.

O que realmente é: Falta de confiança, excesso de autocrítica, sabotadores em ação, não saber planejar, medo do fracasso, medo de falhar, buscar prazer imediato. É trocar tarefas mais difíceis, importantes, que seriam prioridades, por outras mais simples de se executar. Isso é procrastinar.

É interessante, que a preparação, muitas vezes é uma forma de procrastinação também: “Só mais um curso, ai eu começo”, “Só mais esta pós-graduação e estarei preparado.”

Benjamim Franklin disse: “Talvez você se atrase, mas o tempo nunca o fará.”

 

Razões pelas quais protelamos

01 – Medo e preocupação: A maioria das pessoas tende a procrastinar o que tem medo de fazer. Medo de ser criticado, de não estar à altura da tarefa; medo do desconhecido, do novo, falta de coragem.

A preocupação é uma forma de medo particularmente destrutiva, pois, quando estamos preocupados, fica difícil pensar com clareza. Ai procrastinamos.

02 – Ter muito compromisso ou sentir-se sobrecarregado: Ter muitas coisas para fazer em muitos níveis diferentes, pode nos deixar emocionalmente ou mentalmente bloqueados, porque as diferentes responsabilidades parecem nos estar puxando ao mesmo tempo. Ai, nós não sabemos qual fazer primeiro, ou se vamos fazer tudo.

03 – Indecisão: Não saber que rumo tomar ou alternativa escolher. As vezes aparecem duas, três oportunidades ou boas opções, e por causa da indecisão, procrastinamos.

04 – Ausência de prazo: Por depender apenas de motivação interna e não externa, cria a falsa sensação de que temos todo tempo do mundo. Isso é muito perigoso, principalmente para quem trabalha por conta própria.

05 – Instruções ou metas pouco claras: Se as instruções sobre determinada tarefa forem confusas ou as metas não forem claras, nos sentiremos no escuro, e pode acontecer que deixemos de lado uma tarefa para trabalhar em outra mais clara.

06 – Ressentimento: “Eles não estão me pagando o suficiente para fazer isso”. Ai a tarefa fica bem abaixo em sua lista de prioridades, por ficarem ressentidas.

07 – Distrações: elas nos seduzem a fazer algo mais agradável ou interessante do que a tarefa que temos em mãos. Podem consumir grande parte do nosso tempo, fazendo com que demoremos para progredir em metas importantes.

08 – Fadiga: Às vezes nos vemos adiando tarefas ou não progredindo muito nelas, simplesmente porque estamos cansados, o que dificulta que nos concentremos bem e trabalhemos com eficiência.

09 – Tarefas desagradáveis ou monótonas: Quando um trabalho é confuso, entediante ou ingrato, há uma tentação enorme de deixá-lo para outra ocasião, mesmo que isso nos atrapalhe de outras maneiras.

 

 

10 – Desejo de atenção: Podemos adiar fazer algo se acharmos que não receberemos muito reconhecimento por aquilo e não avançamos nossa agenda.

11 – Preguiça: Quem nunca adiou algo por pura preguiça, não é mesmo?

12 – Apatia: Às vezes não sentimos conexão com a tarefa ou com quem a delegou e então nos tornamos apáticos e a tarefa fica sem ser feita.

14 – Perfeccionismo: As pessoas com tendência ao perfeccionismo podem evitar iniciar uma tarefa ou avançar muito, porque acham que não serão capazes de fazer tão bem quanto poderiam ou deveriam, devido ao tempo limitado para fazer, preparação ou pesquisa insuficiente, ambiente que não é propício, etc. Tudo isso as impede de alcançar metas e responsabilidades que provavelmente sejam capazes de completar bem.

 

Alcançar nossas metas e completar as tarefas necessárias, requer motivação, disciplina e esforço. Com cada sonho ou visão, existem tarefas que devem ser feitas, mesmo que não sejam inspiradoras ou que não utilizem nosso dons primários.

 

Agora: Quais são as estratégias práticas para superar a procrastinação? Isto é matéria, conteúdo para nosso próximo artigo.

 

Fonte: Princípios da Sabedoria, de Dale C. Bronner

 

Esley Roberto

Palestrante do Atualize-se e Mentor HUB-IMC

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×