Blog Oxigênio / Artigo

Os benefícios de correr riscos para ser um líder de sucesso

09/07/2021

Quando você corre riscos em sua vida, aumenta sua confiança, constrói novas habilidades e tira mais proveito da vida. É o seguinte; correr riscos não significa pular de um penhasco no escuro com os olhos vendados sem saber o que está embaixo.

 

Arriscar sua vida pode ser algo tão simples quanto falar durante as reuniões da manhã, dizer ao seu cônjuge para tratá-lo melhor ou informar a um amigo que eles ultrapassaram os limites, defendendo-se. O mais impressionante é que os benefícios de assumir riscos geralmente superam totalmente os riscos se você fizer sua devida diligência.

 

Aprenda novas habilidades

 

Sempre há algo a aprender. Todos nesta terra podem se beneficiar de mais aprendizado. Quando você corre o risco, acaba aprendendo. Mesmo se você falhar em seus próprios

padrões, aprenderá algo novo de qualquer maneira.

 

Por exemplo, se você quer se tornar melhor em falar em público e se sentir mais confortável diante de uma audiência, pode optar por fazer uma aula de quadrinhos ou um curso para ajudá-lo a não se levar tão a sério, enquanto também aprende a se sentir confortável em frente dos outros.

 

Supere o medo

 

Quando você corre mais riscos, sua mente e seu corpo se acostumam a lidar com os sentimentos frequentemente associados ao medo. Você pode aprender a transformar esses sentimentos de medo em outra coisa. Porque lembre-se, na maioria das vezes o medo não é real na sociedade moderna. Se você está fazendo escolhas de negócios que não envolvem vida ou morte, geralmente não há razão lógica para ter medo.

 

Quando você tem medo de algo que o impede, como falar em público ou aparecer em vídeo digital gravado, esse é um medo irracional que você pode superar com isso. Comece pequeno; faça alguns vídeos com imagens e uma narração primeiro. Ofereça-se para fazer apresentações em um próximo evento para ajudá-lo a se acostumar a conversar na frente das pessoas.

 

Romper com os limites percebidos

 

A maioria de nós tem limites que foram fabricados para nós ao longo da vida e que nada têm a ver com a realidade. Talvez alguém lhe tenha dito que quando você estava na 8ª série, você era péssima em matemática. Ou, por alguma razão, você pensa que não é naturalmente "bom" em alguma coisa. Este é um limite que pode nem existir.

 

Quando você aceita algum risco, pode superar e ultrapassar esses limites porque eles são errôneos. Quem te disse que você não pode? Se você puder descobrir isso e testar a suposição fazendo uma aula ou "fazendo" de qualquer maneira, a experiência de fazê-lo explodirá a limitação para você.

 

Descubra mais oportunidades

 

Quanto mais riscos você correr, mais oportunidades surgirão no seu caminho. Há uma razão para o ditado: "Alto risco traz alta recompensa". É porque é principalmente verdade. É verdade quando você faz sua pesquisa e faz o trabalho necessário para testar uma ideia primeiro. Veja bem, o risco que você precisa correr nem é tão arriscado. A verdade é que metade da questão está aparecendo.

 

Por exemplo, se você aproveitar a oportunidade de falar por dez minutos para o grupo de mulheres, mesmo com medo, a que isso vai levar? Alguém nesse grupo o contratará? Isso levará a mais oportunidades de falar? Você pode nem perceber qual é a oportunidade imediatamente, mas isso levará a algo, mesmo que você não seja perfeito.

 

Aumente sua autoconfiança

 

Nada aumenta a autoconfiança como o sucesso. Quando você faz mais, tem mais oportunidades de obter sucesso. Sim, quando você corre mais riscos, também experimentará mais falhas. Mas se você pode lidar com o fracasso da maneira que ele deve ser tratado, que faz parte da vida, não é tão trágico.

 

Muito provavelmente, você terá mais sucesso assumindo mais riscos, o que fará com que você se sinta mais confiante. Se você estiver fazendo a devida diligência em todas as decisões, aumenta a probabilidade de experimentar algo melhor do que ruim.

 

Ao descobrir os benefícios de assumir riscos, você simplesmente abre mais portas, obtém mais sucesso e fica mais corajoso. Afinal, a experiência, mais do que qualquer outra coisa, é o que ajuda a superar o medo. A única maneira de superar o medo é fazer coisas que o colocam no lugar e provem que está errado.

 

Por isso líder, comece hoje a correr os riscos que te levarão ao sucesso e inspirarão as pessoas a lutarem bravamente contra seus medos, pelo exemplo que demonstras nas decisões a serem tomadas.

 

Lembre-se: “Nossa maior fraqueza está em desistir.

O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”

Thomas Edison.

 

Claudia Santos Faustinoni

Mentora, Professora Universitária e Palestrante

 

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×