BLOG OXIGÊNIO / Artigo

Planejando a sua carreira frente ao novo cenário

17/12/2020

Já sabemos que algumas habilidades comportamentais serão demandadas no próximo ano e nos subsequentes a pandemia, mas você está preparado para elas?

 

Já parou pra pensar que algumas dessas habilidades que em seguida vamos falar, podem ser exatamente as que lhe faltam?

Bom, acredito que as perguntas anteriores já foram suficientes para lhe fazer pensar no quanto é importante um bom planejamento de carreira para 2021. Quando falo em habilidades comportamentais, estou me referindo aquelas que realmente vão fazer diferença no mercado de trabalho e naquilo que já chamamos de “novo cenário”.

 

A pandemia de covid-19 trouxe muitas incertezas ao mundo todo deixando as pessoas sob forte pressão psicológica. Stress e ansiedade estão presentes na maior parte da população, dentro e fora das empresas. Lidar com esse novo cenário já requer um maior desenvolvimento das habilidades comportamentais que chamamos de soft skills.

 

Dentre as mais importantes habilidades, vou citar as cinco que eu acredito serem as mais relevantes para se destacar no futuro próximo, as que particularmente eu chamo de PENCI. São elas:

- Pensamento Crítico: Fazer julgamentos racionais sobre diversos cenários e pensar fora da caixa, será uma competência determinante.

- Empatia: Saber se colocar no lugar do outro e ouvi-lo na sua essênciatorna seu mundo profissional mais humanizado e você um profissional mais completo.

- Negociação: Essa eu já adianto pra você que necessariamente deve carregar duas das habilidades que vou citar posteriormente, a comunicação e a inteligência emocional (se elas não se complementarem, você não irá conduzir bem uma negociação). Considere os elementos da teoria e prática para obter sucesso em uma negociação, como gerir sua emoção no momento, expressar claramente o seu ponto de vista e principalmente, saber ouvir.

- Comunicação: Sua comunicação deve ser assertiva e eficiente, beneficiando suas relações interpessoais o que também possibilita um maior engajamento com as pessoas no mundo corporativo.

- Inteligência Emocional: Saber gerir suas emoções é sinônimo de maturidade e autoconhecimento, trazendo resultados significativos no campo profissional.

PENCI foi o nome que estrategicamente escolhi para chamar sua atenção as habilidades comportamentais que eu acredito serem as mais importantes, e que você deve focar dentro de um planejamento de carreira, onde pode montar sozinho ou com a ajuda de um profissional. O que quero claramente dizer para você, é que deve pensar fora da caixa, estrategicamente, para que além de permanecer no mercado de trabalho, possa também se destacar frente as possíveis adversidades.

 

Você já deve ter percebido após ler até aqui, que o autoconhecimento é a chave para o sucesso de um profissional do futuro. É através dele que você poderá se desenvolver e buscar novas habilidades que atendam a demanda das empresas e organizações, bem como o mercado profissional autônomo.

 

Um outro assunto e não menos importante que gostaria de compartilhar com você leitor, já que falamos em stress e ansiedade no início deste artigo, é que pesquisas recentes mostram que 2021 será o ano de atenção voltada a “saúde mental”.

 

E com essa informação na mão, sugiro a você que desde agora possa pensar com carinho nas suas metas para 2021, iniciando por bons pensamentos, fazendo boas escolhas, com autoestima, autoconfiança e autoafirmação, para que você acredite em si mesmo, e suas emoções estejam aptas a trabalhar ao seu favor. Que tal escolher pensamentos generosos e atitudes positivas para com você?

 

Responda para si mesmo, o que você quer para o próximo ano e para sua vida?

 

Lembre-se o tempo todo do quanto FANTÁSTICO você pode ser!

 

E se precisar de ajuda, um mentor é o profissional indicado para te ajudar!

 

Fonte:  Artigo escrito por Michele Mocellinn (Mentora e Coach de Carreira, Especialista em Mentoria de Carreira) para a Revista IMPACT DIGITAL – 4ª Edição.

 

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×