BLOG / Artigo

5 maneiras de ser mais produtivo no trabalho

10/07/2019

Estruturar nossas rotinas profissionais de forma que possamos aproveitar melhor nosso tempo é o segredo para sermos mais produtivos. 
Você sente que falta horas suficiente para resolver suas atividades e rotinas profissionais?

5 Maneiras de ser mais produtivo no trabalho

Analise onde mais você gasta tempo
Muitas vezes achamos que são grandes demandas que nos impedem de sermos mais produtivos em nossas rotinas, mas quando começamos a observar e avaliar diferente nosso dia-a-dia, podemos perceber com mais clareza quais são os nossos ladrões de tempo. A maioria dos profissionais acaba deliberando seu tempo, principalmente em conversas improdutivas, grandes pausas, fazendo muitas coisas simultaneamente ou não conseguindo tomar uma decisão simples. De forma prática, mudar isto está em observar, este é o primeiro passo para o resultado, depois podemos anotar as atividades, delimitar prazos, pedir ajuda de colegas e criar momentos de execução para cada uma destas rotinas.

Comece a simplificar tarefas dando prioridade em outras
Ter uma demanda muito grande de trabalho é um dos principais fatores que sobrecarregam os profissionais, porém quando não conseguimos organizar nossa vida profissional, podemos estar ocultando o principal vilão. Precisamos começar entendendo quais são nossas atividades vitais e nestas devemos dar prioridade, depois temos que verificar quais são as nossas atividades importantes, quais as que precisamos fazer e quais poderíamos não fazer. 
Então começar o plano de ação e em todas que for possível simplificar, automatizar processos que levam tempo, começar pelas tarefas que gostamos menos e organizar dias da semana para aquelas que podem ser mais desgastantes.

Foco na produtividade, delegando não "de largando"
Você não precisa ser líder para poder delegar tarefas, estamos em uma realidade profissional onde, ficar depois do expediente, responder mensagem fora de horário de trabalho, vir doente ou indisposto, estar sempre disponível é sinônimo de alta performance, por isso não ser workaholic, é quase impossível. Entretanto é normal do cotidiano profissional, aceitarmos muitas demandas que prejudicam nossa produtividade, precisamos entender que não podemos fazer tudo sozinhos, saber quando dizer “não”, delegar tarefas para pessoas certas, mas acompanhar a execução do processo, sem fugir das atividades que são nossas, mas que não gostamos tanto de fazer.

Use as ferramentas certas nas atividades certas
Com o conceito de “inovação” tornando-se cada vez mais difícil de explicar, devido a transformação contínua que estamos passando, na realidade profissional podemos verificar os benefícios e malefícios que ela está causando. A internet é a principal ferramenta de quase todas as profissões, mas também é a principal inimiga da produtividade, pois é muito fácil perder o foco na imensidão de informações. A conectividade nos relacionamentos também é prejudicial, dada a grande quantidade de interações que um profissional perde ao responder seus contatos, mesmo que seja em pequenos tempos. É preciso estar atento as ferramentas que podem melhorar nossas tarefas, mas devemos ser assertivos nas escolhas, pois o mercado lança simultaneamente sempre uma nova modernização.

Planeje e organize sua semana 
Essa é a maneira mais importante em sermos mais produtivo. Quando tiramos uma pausa na semana para planejarmos nossa agenda. Criar este hábito valioso de organização é a forma mais indicada. Recomendamos fazer o planejamento da semana e, conforme novas demandas forem surgindo, ir organizando com os outros compromissos. Fatores internos são mais fáceis de viabilizar que são seus, já fatores externos que são de outras pessoas, é preciso atenção. O maior exemplo deste são as reuniões, verifique aquelas que você precisa participar e aquelas que você pode resolver de outra forma. E muito cuidado ao furar seus combinados, ficar depois do horário para conseguir deixar em ordem sua agenda, significa que seu planejamento não está dando certo.

É preciso começamos os movimentos por menores que sejam, isto pode fazer com que consigamos ter resultados fantásticos em nossa produtividade, mas ao contrário do tempo, que é finito nas nossas rotinas, precisamos cuidar da nossa energia, pois é dela o combustível para que possamos fazer tudo isto, sem termos muitos desgastes. 
Se você estiver buscando uma forma de dar uma reabastecida na sua, nós te indicamos a fazer uma formação de coaching. Além de lhe dar ferramentas para ajudar na sua gestão de tempo, vai fazer você se entender melhor e também ajudar outras pessoas.

FORMAÇÃO DE COACHING

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×