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A importância do modelo de negócios para alavancar resultados!

05/07/2019

Já se passaram mais de 6 meses de 2019 e muita coisa aconteceu, tanto para empresas quanto para pessoas. Mas, em diversas oportunidades, em conversas com empreendedores e líderes, onde falamos sobre crescimento de negócios e mercado, vejo cada dia mais a necessidade de ter um relacionamento próximo com o cliente e, para isso, se faz necessário conhecer o modelo de negócios de cada empresa. Mas, afinal de contas, o que é e como funciona na prática um modelo de negócios baseado no Canvas? Nesta matéria, em especial, daremos foco na proposta de valor que sua empresa entrega para o cliente e como deixá-la ainda mais clara para alavancar resultados.

Te convido neste momento a dedicar pelo menos uma hora do seu dia para desenhar e definir, passo a passo, o seu modelo de negócios. Ele evidenciará seu público-alvo, sua comunicação, proposta de valor, receitas e despesas, dentre outros, além de exaltar os seus pontos fortes e talentos, impulsionando-os para um crescimento pessoal e profissional. Vamos lá?

Você sabe o que é um modelo de negócios? Este termo é muito utilizado em empresas onde, de forma clara e visual, é descrito a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor para os seus clientes, desenhando passos para alcançar o seu público-alvo, criar relacionamento, entregar valor, dentre outros. Os nove blocos do modelo de negócios são:

  1. Clientes;
  2. Proposta de valor;
  3. Canais;
  4. Relacionamentos com clientes;
  5. Atividades-chaves;
  6. Recursos principais;
  7. Parcerias estratégicas;
  8. Estrutura de custos;
  9. Fonte de receita.

Importante ressaltar que um modelo de negócios não deve excluir um planejamento completo, incluindo uma análise de mercado detalhada, bem como o estudo do mercado local e regional, e as tendências do mercado em grandes centros. Na realidade, ambos se complementam. A grande vantagem do modelo de negócios desenvolvido a partir do Canvas é estudar os nove pontos e colocá-los em apenas uma folha, deixando-os sempre em mãos para consultas, ajustes e clareza do caminho a ser seguido. Para ser ainda mais útil, faz-se necessário que o mesmo seja simples, relevante e extremamente compreensível, mas também não simples demais para esconder as complexidades do seu negócio. Todos os segmentos que englobam, inclusive produtos e serviços, são afetados pelos fatores externos e econômicos, que vão além do nosso controle. Sendo assim, como podemos manter nosso sucesso e a satisfação, bem como atingir de forma clara o público-alvo da sua empresa? O seu modelo de negócios, descrito claramente, dará a você o poder de manter o seu sucesso e a sua satisfação!

O fator principal de sucesso que empresas e empreendedores não podem deixar passar despercebido e que faz com que os negócios cresçam é, em especial, a proposta de valor, ou seja, a partir do momento em que não temos clareza sobre como seu cliente ideal toma decisões de compra, perdemos oportunidades de entender quais benefícios e ganhos o meu negócio oferece, que evidenciarão os resultados que o seu cliente terá com o seu produto ou serviço.

E. na prática, é importante responder algumas perguntas para estruturar esse item, tais como:

O que seu produto ou serviço oferece? O que você entrega para os seus clientes? Quais necessidades do seu cliente serão satisfeitas com seu produto ou serviço? Quais problemas dos clientes você ajudará a solucionar? Quais produtos ou serviços diferenciados serão ofertados para o seu cliente? Lembrando que cada cliente é único e possui necessidades personalizadas, de acordo com o segmento que o mesmo está inserido. Por que ele deverá comprar seu produto ao invés de comprar o do concorrente? Podemos citar algumas palavras-chave como, por exemplo: Novidade, Redução de riscos, Funcionalidade, Performance, dentre inúmeras outras, de acordo com o segmento. 

A partir do momento em que está claro a proposta de valor do negócio, a tendência de que a comunicação seja clara e assertiva e direcionada para o cliente alvo em potencial aumentam, assim as perspectivas de resultados da empresa também crescem. 

Portanto, empreendedor e empresário, qual a principal necessidade do seu cliente que sua empresa atende?

Por Carla Scariot Master Coach Sênior - Trainer do IMC

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