Blog Oxigênio / Ferramentas

Plano de Desenvolvimento Individual - PDI

28/02/2019

Como profissional de RH, gestores ou mesmo Coach você já deve ter escutado sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) – um planejamento realizado para que um colaborador se desenvolva profissionalmente e consiga alcançar metas e objetivos a curto e longo prazo. 

Quais são os benefícios do PDI?

Antes de falarmos sobre como fazer um PDI, é fundamental entendermos a importância e benefícios que esse planejamento pode trazer para os colaboradores e, consequentemente, para os resultados da empresa. Ele é uma boa prática que irá ajudar o RH e os gestores da organização a atuarem de forma mais estratégica, além de ser positivo para outros aspectos, como:

Desempenho:

Aplicar um Plano de Desenvolvimento Individual realmente eficiente, faz com que os colaboradores apresentem um bom desempenho em suas atividades. Afinal, o crescimento profissional resulta em maior produtividade e melhor performance. Assim, os resultados, tanto do setor em que o colaborador trabalha, quanto da empresa em geral, tendem a melhorar!

Autoconhecimento:

O autoconhecimento é, de fato, o primeiro grande passo para construção de uma carreira sólida e promissora, e auxilia qualquer um não apenas na vida profissional, mas também em sua conciliação com o lado pessoal, familiar e social.

Motivação:

Quando a empresa estrutura e aplica PDIs nas equipes, os profissionais tendem a se sentir mais valorizados no ambiente de trabalho. Afinal, eles percebem que a empresa está investindo neles. E, assim, o nível de motivação e engajamento dos colaboradores irá melhorar, influenciando até no clima organizacional da empresa.

Retenção de talentos:

Com um engajamento maior das equipes, a taxa de turnover da sua empresa tende a cair! Assim é possível reter talentos e montar times de alta performance na organização, melhorando os resultados e ganhando uma boa visibilidade no mercado. Além disso, você atrai novos candidatos mais adequados para trabalharem na empresa.

 

Analise de Perfil Comportamental como ferramenta para o desenvolvimento do PDI.

Conhecer o perfil comportamental e desenvolver o potencial de cada colaborador é também criar uma metodologia para atrair e manter os profissionais certos no quadro funcional, formando equipes com performance muito mais eficientes.

Saiba mais sobre essa incrível ferramenta em:

https://conteudo.institutomentorcoach.com.br/planodedesenvolvimentoindividual

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×