BLOG / Coaching

Coaching X Psicologia. Você sabe quais são suas diferenças?

09/04/2019

Há algum tempo tenho escutado o seguinte questionamento “Você é Psicóloga ou Coach?” ou “Porque os Coaches estão achando que são Psicólogos?” Então, acredito que precisamos falar sobre o assunto.

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre Coaching e Psicologia, e não raro, escolhem apenas uma dessas abordagens para solucionar os problemas que enfrentam, no entanto, eles não possuem o mesmo objetivo e contam com técnicas e métodos diferentes.

Muito tem se falado sobre o papel do Coach e do Psicólogo e qual a diferença entre cada um dos processos. Talvez, diante de tantas discussões sobre o que é Coaching e o que é Psicoterapia, poderíamos falar sobre como eles podem se complementarem.

Antes de tudo, vale lembrar que os Psicólogos são especialistas na mente humana e seus comportamentos. São profissionais com alta capacidade de ouvir, analisar e principalmente não julgar o indivíduo que está a sua frente buscando entender o que se passa em sua vida. Um dos principais objetivos da Psicoterapia é capacitar o cliente a compreender os motivos pelos quais ele se comporta da forma como o faz. Dessa forma, ela permite que se investigue a fundo certos problemas ou sintomas que afetam a pessoa ao longo de um período de tempo. A raiz desses problemas pode estar na infância ou na juventude do indivíduo, por exemplo.

O processo de Coaching, por sua vez, não possui um caráter clínico, nem é indicado para trabalhar transtornos psicológicos ou psiquiátricos, assim, o Coach não realiza diagnóstico e tampouco, dá aconselhamento. Ele é um processo com início, meio e fim, onde todas as técnicas, métodos, ferramentas e conceitos são direcionados para o presente e futuro, com o objetivo de empoderar o indivíduo para que este visualize novas possibilidades profissionais e pessoais, ou seja, o Coaching auxilia no impulsionamento do indivíduo para a realização de suas metas.

Mas então, de que forma esses dois processos se complementam? As ferramentas de Coaching podem auxiliar o paciente a chegar ao estado positivo desejado? Qual vida ele quer? Por onde começar ou recomeçar? Parece difícil auxiliar o indivíduo a chegar ao estado de consciência na própria vida futura, mas com o auxílio das ferramentas do Coaching e as habilidades do profissional da psicologia, este processo se torna mais simples, rápido e eficiente.

Me parece muito importante que, cada vez mais, nós psicólogos tenhamos conhecimento sobre ferramentas potencializadoras, como são muitas das ferramentas de Coaching. Isto, sem dúvidas, agrega valor ao nosso trabalho, amplia nosso arsenal de conhecimentos e instrumentos terapêuticos. Mesmo para quem não deseja atuar como Coach, penso que conhecer e/ou dominar algumas estratégias e ferramentas de Coaching, pode auxiliar bastante no desempenho enquanto Psicoterapeuta.

 

Por Alessandra Smaniotto

Master Coach Sênior & Presidente do Insituto Mentor Coach

 

Artigo publicado na Revista VIP – Abril/2019.

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×