Blog Oxigênio / Coaching

A Importância do comprometimento no processo de Coaching!

05/01/2018

Comprometimento é estar envolvido no seu processo, utilizando suas melhores habilidades e competências com a finalidade de ser seu próprio motivador!

      O Processo de Coaching significa criar uma relação de parceria entre profissional e cliente, com o intuito de aprimorar o potencial do cliente o levando a aumentar sua performance para atingir o seu objetivo. Olhar para ele sob essa definição, nos faz pensar que é simples conquistar o que desejamos quando conseguimos construir essa relação de parceria entre as duas partes que compõem o processo, portanto é preciso ressaltar que um elemento fundamental e de extrema importância para que essa parceria seja de sucesso, é o comprometimento de ambas as partes.

      Comprometimento é estar envolvido no seu processo, utilizando suas melhores habilidades e competências com a finalidade de ser seu próprio motivador, realizando, assim, suas melhores escolhas que irão acelerar os seus resultados. Citarei alguns fatores que podem inviabilizar o comprometimento do cliente:

1- Objetivo indefinido - Muitas pessoas quando procuram o coaching, acreditam saber onde querem chegar e já possuem um objetivo definido, mas ao longo do processo mudam seus objetivos, criando, assim, uma indefinição no seu objetivo, criando uma dificuldade em gerar comprometimento para alcançar a mudança desejada.

2- Crenças limitantes - As crenças são formadas através de nossas experiências, por vezes, vivemos experiências que não são agradáveis e que se tornam "verdades internas" que nos causam dificuldades em realizar alguma ação que nos leve a algum lugar melhor. Como posso me comprometer com algo que não acredito que sou capaz de realizar.

3- Preguiça ou Procrastinação - Quem nunca adiou o que tem para fazer de importante. Quando sentimos preguiça ou não colocamos ações necessárias para definir o que é prioridade em nossas vidas, não conseguimos gerar comprometimento.

4- Olhar só para o negativo - Algumas pessoas estão muito presas a situações que o feriram emocionalmente e se tornam amarguradas, descrentes e desmotivadas, sendo assim, não conseguem enxergar a luz no fim do túnel e ter esperança de dias melhores, portanto nada que eles façam vá mudar sua situação atual.

      Quando esses fatores causam uma dor que leva o cliente ao seu limite máximo, onde ele não consegue mais aguentar e a sua necessidade seja maior que a dor de mudar, conseguiremos direcionar esse cliente com o comprometimento máximo para que ele atinja seu objetivo e ele estará preparado para realizar o processo de coaching.

       Algumas perguntas de coaching para reflexão quanto ao comprometimento:

1- De 0 a 10, o quanto você esta comprometido com a mudança que deseja?

2- Existe em você alguma crença limitante que lhe impede de alcançar seus objetivos? Se a resposta for positiva, descreva 3 (três) crenças que te limitam?

3- Suas ações são congruentes com a sua fala? Descreva algo que você fala, mas não faz?

4-Qual sua maior motivação para alcançar seu objetivo?

5- Descreva um momento em que você sentiu uma dor emocional muito importante e o que você fez para vencê-la?

 

Dica Importante do Coach:

      Independente de onde queira estar, faça de cada dia uma oportunidade para estar num lugar diferente. Para que isso aconteça, é preciso agir, sentir e pensar de forma congruente, utilizando a postura mais confiante que puder, o pensamento focado no resultado, seja positivo na sua fala e aja transformando o antigo em novo e quando desanimar comece tudo de novo.

 

Paulo Rocha
Master coach & Trainer IMC

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×